Câncer de ovário: oito possíveis sintomas para você ficar alerta

Os cânceres de ovário e do colo do útero causam uma série de sintomas diferentes. Muitos deles são aparentemente vagos, ou semelhantes a outras condições. É importante atentar, no entanto, a sinais que precisam ser informados ao ginecologista o mais rápido possível.

Tais sintomas podem significar muitas coisas além de câncer e definitivamente precisam ser verificados, de acordo com o artigo publicado no portal da Cleveland Clinic, assinado pela ginecologista-obstetra Mariam Al Hilli. Ela também é membro da Amercian College of Obstetrics and Gynecology e da Society of Gynecologic Oncology.

Os sintomas incluem:

1) Sangramento vaginal após a menopausa

Em 90% dos casos, os médicos identificam uma razão benigna para o sangramento pós-menopausa. Para os 10% restantes, este tipo de sangramento está ligado ao câncer de endométrio. “O melhor é avaliar o sangramento pós-menopausa. Isso também pode ser um sinal de câncer de colo do útero”.

2) Sangramento vaginal anormal antes da menopausa

Qualquer sangramento que está fora do normal para uma mulher, deve acionar um sinal de alerta para câncer endometrial ou cervical. “O sangramento mais intenso do que o seu período normal ou irregular, é preocupante em alguns casos e pode precisar ser investigado”, diz Dra. AlHilli.

3) A dor pélvica

A dor e o desconforto abdominal persistentes podem ser um sinal em potencial de câncer de ovário. Gases, indigestão, hipertensão, inchaço e cólicas podem indicar câncer de ovário, diz a especialista.

4) Perda/ganho de peso inesperada/o

Para as mulheres com câncer de ovário, há muitas razões para o ganho de peso. O tamanho do tumor é um dos fatores, pois frequentemente não são diagnosticados até que estejam relativamente grandes. Às vezes, fluídos se acumulam no abdômen.

5) Perda de apetite

Com câncer de ovário, as mulheres, por vezes, perdem o apetite. Se subitamente a paciente perde mais de 4,5kg sem modificar a dieta ou aumentar o exercício, consulte o seu médico. Em muitos casos, a falta de apetite é resultado dos impactos do tumor no metabolismo.

Em geral, os sintomas que indicam câncer de ovário são muitas vezes difíceis de diagnosticar, diz a Dra. AlHilli. A dor abdominal, o desconforto abdominal, indigestão, náuseas, vômitos e constipação podem indicar um problema, mas são exemplos de indícios muito vagos. Muitos são semelhantes aos de outras condições.

Para diagnosticar se os sintomas são benignos ou cancerígenos, o médico provavelmente irá realizar uma série de testes. Mariam AlHilli aponta o que a paciente deve saber sobre os possíveis exames a serem solicitados:

– Deverá ser preciso realizar um exame pélvico

– A biópsia endometrial também é uma possibilidade, bem como um exame de Papanicolaou

– Dependendo do que for encontrado nos testes, o médico pode pedir uma tomografia computadorizada para resultados mais detalhados

“Muitos destes sinais e sintomas são temporários e não serão algo alarmante. Mas é melhor deixar o médico examiná-la para ter certeza. O tratamento precoce é fundamental para estes tipos de câncer. Por isso, é perigoso ignorar os sinais”, conclui a especialista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *